A microeconomia é um ramo da economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (famílias e/ou indivíduos) ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos, além do estudo da produção e preços dos diversos bens e serviços e fatores de produção. Representa uma visão microscópica dos fenômenos econômicos. Diferencia-se da macroeconomia, que é um ramo da economia que aborda os problemas econômicos de maneira agregada.
O mercado é o local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias. O mercado existe desde os primórdios da humanidade. Os mercados evoluem de acordo com o desenvolvimento da sociedade, mas mantêm as mesmas características comuns: é o local onde se realizam as transações entre compradores e vendedores. No mercado a regulação é feita pela lei da oferta e da procura. Quando há mais produtos que as necessidades da população, os preços tendem a baixar. Quando há menos produtos que a procura, os preços tendem a subir.
O mercado regula os interesses de produtores e consumidores: os produtores querem ganhar o máximo possível; enquanto os consumidores querem pagar o mínimo possível. O resultado desse processo são os preços de equilíbrio, ou seja, é o patamar no qual os consumidores e produtores realizam seus interesses sem que nenhum seja prejudicado. Os mercados crescem quando há desenvolvimento econômico, crescimento da economia. Os mercados entram em retração quando há desaceleração do desenvolvimento econômico.
Os preços no mercado são a expressão monetária do valor de mercadorias e refletem os custos de produção e o lucro dos empresários. Os mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita; monopólio e oligopólio.
Fonte:http://administracaonoblog.blogspot.com.br/
Acessado: 04 de novembro de 2014 ás 21h
Nenhum comentário:
Postar um comentário